Consumo consciente x Consumo Compulsivo

15:00 melhordetresblog 15 Comments

Nesses dois últimos meses eu tenho feito algumas mudanças na decoração da casa, no guarda roupa e reformulando meu enxoval de cama, mesa e banho e um completo de casa nova. Traduzindo tenho feito muitas compras, muitas mesmo, quem me segue no instagram já deve ter visto algumas compras e sacolas jogadas na bagunça que meu quarto se encontrava a algum tempo. (posto sempre essas bagunças no stories, segue lá @melhordetresblog)
E como algumas de vocês já sabem eu estou em processo de aprendizado há um ano no estilo de vida baseado no minimalismo, e se você já leu um pouco sobre o assunto sabe que fazer compras compulsivamente não entra no estilo de vida que tem como ensinamento levar uma vida mais leve, e simples sem toda a comercialização que a vida nos empurra com propagandas que desperta o nosso lado “mal” de gastar sem pensar ou se preocupar com o consumo consciente.
E posso dizer que depois de ler muito e estar em constante aprendizado tenho ficado surpresa comigo mesmo na hora das compras que nunca mais acontece por compulsividade ou seja, tudo que tenho comprado tem sido programado, e lógico, isso nos poupa desperdício e aquela frase clichê nas horas que chega em casa cheia de compras. Pra que comprei isso mesmo? Pois é, nesses meses todos que estou fazendo minhas compras, não disse nem um momento essa frase e obvio que isso é gratificante afinal sei que estou fazendo compras certas, e olha meu bolso tem agradecido e muito. Mas vamos parar com esse blá blá e vamos ensinar a você fazer compras mais conscientes.

Dica 1- Sempre faça lista do que PRECISA ser comprado.  Você ira ver sempre eu falar na importância das listas no minimalismo, por que de fato esse item é muito importante, listas nos fazem ser mais organizadas e menos compulsivas então sempre tenha aquele caderninho ou uma agenda e escreva tudo que precisa comprar para sua casa, seu quarto, roupas ou item pessoal e sempre que for fazer compras dá uma olhada ver se realmente tudo que marco vai realmente usar.

Dica 2- Compras Conscientes:  Fazer compras não é só uma diversão em uma tarde no shopping com amigas ou família ter que ser uma diversão consciente para a mente e para o bolso, Lembre-se você não quer chegar em casa e falar a frase que citei a cima “Para que eu comprei isso?? Essa frase sempre acontece quando você compra por impulso naquela loja que está com aquele mega liquidação.  E ao invés de entrarmos ali para comprar o que precisamos compramos muito além, afinal estava em promoção não é mesmo? Porém a compra consciente serve também para pensarmos no compra qualidade x preço mas esse é assunto para outro post.

Dica 3- Tenha sempre companhia responsáveis ou sensatas na hora da compra. Complementando a dica a cima sempre tenha uma companhia para fazer suas compras, mas não aquela amiga que adora gastar o limite do cartão de credito essa não vai lhe ajudar muito eu garanto! Leve com você alguém que não goste muito de compras ou que saiba o valor do necessário x fútil. Por exemplo meu maior companheiro é meu filho, sim meu filho de 9 anos eles sempre está comigo em todas as compras que faço e olha me ajuda para caramba. Esses dias atrás a gente foi passear no shopping e vi que a Marisa estava a preço de banana ou seja mega liquidação entrei na loja para ver se tinha alguma coisa que precisava na promoção até encontrei pijamas super baratinhos e pegue dois pra mim e mais uma blusa de moletom para o filhote, só que ai passei no setor de sapatos e vi um lindo com o preço mega lindo e pensei vou levar né, ai então perguntei por meu filho será que a mamãe leva, era um (nome do sapato) prateado e eu tenho um Rose Gold que uso porque é tendência se não jamais usaria aquilo, e meu filho falou  mãe você já tem um metalizado pra que outro? E pensei verdade para que esse sapato nessa cor se é só uma tendência daqui a pouco passa e eu fico com o sapato lá perdido, ok o valor era bacana mas e a utilidade dele daqui a um tempo seria inútil e então não comprei, economizei, não me arrependi de nada porque tudo que comprei precisa e sai feliz da loja. Ufaaa!! essa dica foi longa, em?

Dica 4- Nunca faça compras por carência emocional: Com certeza esse é um grande erro de todos, estou triste vou pro shopping estou feliz demais vou pro shopping lembre-se ir no shopping quando seu emocional está falando mais alto em você só fará com que você se arrependa.

E essa foram as dicas para um consumo mais consciente, espero que tenham gostado. Qualquer duvida ou dicas de pautas deixem ai nos comentários que vou adorar ler.

Beijos da Cá <3 


Você Também Vai Gostar

15 comentários:

  1. Esse post foi feito especialmente pra mim... Menina eu gasto demais, e as vezes nem preciso daquele ítem vou lá e compro por comprar, quando chega a fatura, choro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eitaaa Graciane, não pode! Temos que ter mais conciência e assim viver melhor e sem esses sustos na fatura né.

      Beijos de luz, Carina Oliveira.

      Excluir
  2. Amei o post, eu nao sou de gastar dinheiro porque NAO TENHO, haha, falando serio acho que sou bastante consciente, amei as dicas beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gasta seu dinheiro com conciência. Também não tenho, grana não. Por isso a conciência na hora de gastar.

      Beijos de luz, Carina Oiveira.

      Excluir
  3. Amei o seu post, eu sou minimalista a 2 anos e sempre me pego comprando algo desnecessário, mas tentarei seguir as dicas. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacque, como assim? Tú é minimalista a dois anos e ainda gasta com desnessário. Espero que as dicas tenha lhe ajudado.

      Beijos de luz, Carina Oliveira.

      Excluir
  4. Boa tarde, como vai? Eu particurlamente gostei bastante do seu tema, principalmente em tempo de crise, eu sempre faço duas lista, uma com as minhas necessidades com os itens que nao pode faltar e em seguida faço uma outra dos ites desejados e assim com o tempo vou vendo o que falta comprar e alimentado a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom, e você flor? Fico feliz que tenha gostado! Isso mesmo nesse tempo de crise temos que ter consciência e comprar o necessário.

      Tá certinha com esse metódo é assim, mesmo que funciona.


      Beijos de luz, Carina Oliveira.

      Excluir
  5. Eu pecava nisso tudo. Não fazia lista, não tinha controle dos gastos, era mais por diversão, não ia acompanhada de pessoas que me travassem para eu colocar a mão na consciência, e sempre fazia por carência emocional, resultado, a crise me pegou. Hoje, escrevo em meu blog, dando dicas para quem teve esse encontro com a crise como eu tive, e consigam sair.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Eu não me considero consumista não, eu sempre faço uma listinha do que preciso e do que não é necessario no momento, eu prioriso o que mais necessito no momento,Mas adorei suas dicas. Sucesso

    ResponderExcluir
  7. Acho que hoje em dia eu sou muito mais consciente na hora de comprar, mas se você colocar comida ou maquiagem na minha frente eu viro uma consumidora complusiva total hahaha.
    Beijos e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu demorei, mas comecei a ser mais consciente dos meus consumos... E acho que isso vai ser algo que todos vão ter, a consciencia do que esta fazendo e consumindo. Mas com o tempo, né? Adorei o post. Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Oi !!!
    Também estou dando os meus primeiros passos no minimalismo, estou aprendo sobre o assunto e adorando saber que tem muita gente embardando nessa !! O consumo consciente é a saída de muitas dores né, desde a vida financeira estável, ate para manter a organização da casa! Adorei o post e a forma que escreveu. Esse assunto precisa chegar a muitas pessoas e aquelas que compram pra suprir emoções, precisam ver que não estão sozinhas e que podem mudar tbm né. Já vi que tem outro Post falando sobre os primeiros passos para o minimalismo e vou agora ler.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post e achei uma gracinha a atitude responsável do seu filho...geralmente crianças querem os brinquedos da moda etc...suas dicas foram muito precisas bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu achei muito bacana da sua parte nos orientar sobre o gasto consciente.Eu já fui compulsiva por compras e hoje aprendi me controlar apesar de muitas vezes ser muito difícil.No final você acaba satisfeita por não ter comprado algo no calor do momento!!!

    ResponderExcluir